Meninos na cozinha: o fogãozinho de tecido que fiz para o meu filho!
- melissadrummond
- 17 de fev. de 2014
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2024
Meu filho tem 2 anos, e desde já parece apaixonado por comidas (ainda bem, ele come de tudo desde pequenininho 🙏 Um obrigada especial para a nutricionista Débora Rosa que me ajudou e ensinou muito sobre introdução alimentar). De uns tempos para cá eu percebi que ele está imitando muito do que ele vive em casa e começou a querer preparar e servir as comidinhas para nós. Achei superlegal, eu mesma amava brincar de panelinhas e ficar na cozinha quando pequena, só quando pequena.

Para alimentar essa curiosidade, fui procurar opções em lojas de brinquedos e só encontrei brinquedos com tons de rosa, roxo ou designs cheios de florzinhas. Parece que tudo relacionado a cozinhar, cuidar e organizar a casa ainda é pensado só para meninas e nunca para meninos. E aqui fica a reflexão: por que brinquedos de "casinha" continuam sendo voltados para meninas? Cozinhar, cuidar e organizar são habilidades importantes para todos, certo? Quem não quer que o filho cresça e seja independente e participativo?
Indignações a parte... acabei encontrando umas panelinhas prateadas, mas o preço era um absurdo 😅. Então, comprei as panelinhas rosas mesmo. Mas e o fogãozinho? Bom, o fogãozinho eu não comprei, achei uma ideia interessante e simples na internet: uma capa que veste em uma cadeira e vira um fogãozinho de brinquedo.

Eu não tenho o molde, fiz tudo ajustando a uma cadeira infantil, mas dá para fazer para uma cadeira normal (aliás, a inspiração era numa cadeira normal). Também daria para fazer ajustando a um puff, mas aí não teria a tampa. Mas tenho certeza que com as fotos você consegue se inspirar e fazer um molde que se ajuste as suas necessidades.
Mãos à obra! Usei um tecido de algodão cru que tinha sobrando em casa, além de uns retalhos azul, marrom e amarelo (mas pensando bem poderia ter feito bem colorido, teria ficado muito legal também).
É um fogão 4 bocas, então fiz cada “boca” de uma cor, e minha mãe ajudou a criar os acendedores, usando fuxicos com tampinhas de plástico dentro. Tudo coordenando com a cor das “bocas”. Pequenos detalhes que me enchem de alegria!

E, claro, não poderia faltar o forno, que também tem um acendedor. Usei viés azul para o acabamento e fiz uma portinha decorada do jeito que achei mais bonito.

Na parte da tampa, que veste nas costas da cadeira, eu aproveitei para fazer uns bolsões onde ele pode guardar colheres, facas e outros “apetrechos” da brincadeira. E tem bolsões nas laterais do fogãozinho também.

E adivinhem? Ele adora! Quem sabe esse gosto pela cozinha o acompanhe ao longo da vida e até vire algo mais? Quem sabe, daqui alguns anos, ele prepare de verdade uma comidinha para nós? Por enquanto vamos aproveitar a brincadeira, porque a infância passa muito rápido. Espero que essa brincadeira traga tanta diversão quanto aprendizado.
Mel
Kommentare